sexta-feira, 5 de março de 2010

a imagem como realidade

     Cada vez mais, vivemos da imagem. Nosso contato com a realidade se dá pela imagem. Vemos imagens na TV, imagens no jornal, imagens na internet, imagens na rua. Imagens essas que nos trazem informações sobre o que ocorre no mundo, sendo representantes da realidade. Elas não só mediam a relação entre nós e o real, como o distorcem. Elas são um recorte - uma interpretação de quem as concebeu que será interpretada por nós. Istoé, uma interpretação da realidade que nós, por nossa vez, interpretamos como bem entendemos. Logo, são extremamente subjetivas e precisam ser enxergadas com um olhar critico. Um olhar consciente de que aquilo não é o real, mas um ponto de vista do real. O problema é que as pessoas hoje cada vez menos têm esse olhar e cada vez mais veem as imagens como se fossem o mundo em si.
     Bombardeadas por imagens e dependentes das mesmas até mesmo para sua auto-afirmação diante da sociedade, as pessoas no geral não refletem sobre a imagem como algo feito com uma determinada intenção por seu concebedor, como algo construido de uma determinada forma por determinados motivos. Existem sim imagens que tentam traduzir o real da forma mais nua a crua o posssivel, mas ainda assim isso não acontece, há sempre o elemento da subjetividade. E os individuos não terem consciência disso é uma das principais razões pelas quais a midia tão facilmente os manipula, engana e aliena, defendendo as intenções de certos grupos e subjugando o restante.
     Imagens são ricas e de extensos significado e possibilidades de interpretação, possuindo imensa profundidade e poderosa capacidade comunicativa. Porém, como tudo, a imagem pode ser usada para o bem ou para o mal. Claro que existens tons de cinza e esses dois conceitos são relativos e de um maniqueismo tolo, mas vocês vão ter que concordar que manipular o povo é errado. Bom, anyway...no momento que as imagens são usadas para controlar as pessoas, o fato daquelas serem vistas como a pura realidade só facilita o processo. Logo, é uma relação que depende de dois elementos: empresas mal intencionadas e expectadores que têm para si um conceito errôneo do que é imagem. Se tirarmos um dos dois de cena, a alienação por meio de imagens, em teoria, acaba. Claro que o texto verbal também tem um alto poder de persuação e distorção de fatos, mas não tanto quanto o visual. Portanto, se as pessoas soubessem lidar com as imagens, o controle da mídia sobre a população reduziria significativamente.
     Conclui-se disso que um primeiro passo para acabar com a desigualdade no mundo seria possibilitar que as pessoas enxerguem as imagens como um recorte pessoal e parcial do cotidiano. A forma como se vê a imagem hoje precisa mudar, porque a manipulação da população mundial por parte dos meios de comunicação perderia uma gigante parte de sua força se isso acontecesse. Seria um começo no longo e árduo processo de abrir os olhos de todos para a realidade. O ser humano com olhar critico, pensante é aquele incontrolável, aquele que muda e movimenta o mundo. E, mais que nunca, precisamos dele.

2 comentários:

  1. João vc. falou o óbvio. Sem dúvida precisamos mudar os nossos conceitos e préconceitos e não as imagens.Cada qual ve^a imagem de acordo com o seu conceito de mundo. Se vc. perguntar as pessoas que viram o mesmo filme, cada um lhe dará uma resposta de acordo com a sua interpretação.VC. tem razão as pessoas são facilmente manipuladas, pq.não estão devidamente culturadas e educadas para a realidade do presente deste mundo.Também temos que lembrar que as vezes veem de acordo com seus sentimentos,emoções,que podem alterar a realidade.Vc. está certo é disso que a midia se aproveita e gera essas situações em alterar a verdade das coisas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , João, gostei mesmo.Cada qual tem que ter a própria imagem. A midia séria, não ganha dinheiro. As pessoas realmente como vc. falou, deverão estudar e estar preparadas para não vacilar. Senão vc. tem toda a razão: vira um fatoche , deixa de ser, para não sei o que, talvez viver a vida que o outro criou com seu mundo subjetivo.òtimo , gostei mesmo, tem tudo a ver!

    ResponderExcluir