sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

racional?

       O homem é um animal como qualquer outro. Mas, com certeza, algo o diferencia dos demais, já que os seres humanos têm a capacidade de pensar sobre o mundo e intervir nele de acordo com seus interesses, transformando a natureza e vivendo em sociedade, com uma organizaçao política e econômica. Somos seres racionais, que deixam de lado seus instintos para dar lugar à lógica, às ciências e às artes. Abdicamos do selvagem para viver de maneira civilizada, usando de nossas mentes para criar e inovar, buscando a melhor qualidade de vida para nós e entender ao máximo o mundo e o universo em que vivemos. Novas técnicas e tecnologias buscam facilitar nossas vidas. Queremos, cada vez mais, controlar mais o mundo em que vivemos para que ele esteja ao nosso dispor. E, em teoria, quanto mais próximo chegamos disso, mais evoluida a sociedade.
       Deixando de lado o papo de eco-chato de que tem que se respeitar a natureza e usar dela com responsabilidade e equilibrio... acredito que a ideia de melhorar a sociedade ao máximo por meio da busca de controle do mundo de que o homem moderno inicialmente partiu para o que temos hoje é um tremendo paradoxo. Sim, a tecnologia evoluiu para patamares nunca antes imaginados, a medicina está ficando inacreditável e a internet revolucionou nossa forma de viver de uma maneira inexplicável, mas, no geral, a vida da sociedade está melhor? A resposta é não. Vivemos em um mundo em que a maioria da população é pobre ou miserável. Temos a tecnologia de ponta que nos permite quase tudo aí, mas quantas pessoas têm acesso a ela? Muito, mas muito poucas. A desigualdade sem tamanho que enfrentamos impede a sociedade de melhorar. Tudo porque o sistema em que hoje estamos inseridos é injusto e ele é injusto porque o homem acabou por construi-lo assim.
        Aquilo que nos distinguia dos demais animais parece ter sido colocado de canto pelo homem no decorrer da história. Abusamos de nossa racionalidade para criar, mas não a usamos para pensar no próximo, pensar no mundo como um todo. Durante o processo de desenvolvimento da tecnologia, o ser humano agiu como um selvagem. Foi criando e criando,  mas usando de suas criações apenas para o beneficio próprio, não pensou nos outros, mas usou dos outros como alavanca para seu cada vez maior enriquecimento. Passou a, além de dominar a natureza, dominar os outros seres humanos, buscando chegar ao topo da cadeia e se tornar o mais poderoso. É isso que tornou e torna o mundo desigual como é, uma mentalidade individualista materialista. A ganância cegou a racionalidade do homem o levando a submeter sua própria espécie e o capitalismo se tornou selvagem, um capitalismo sem fronteiras que passa por cima de tudo e todos. Não evoluimos em nada.

18 comentários:

  1. João, concordo em parte.Quanto mais próximos estamos dos animais mais evoluidos também estamos. A natureza e os animais nos dão lições sempre; mas fazemos que não entedemos, porque não nos interessa. O homem é o único animal que mata por poder, ganância , prazer e até vingança. Os animais só matam para saciar a sua fome ou para se defenderem.Eis aí a questão...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mas por outro lado, a ganância chegou a um ponto que deixou de ser uma ambição racional, se tornando uma necessidade e desejo que o leva a passar por cima de tudo e todos sem racionalizar isso. Acho que essa irracionalidade da ganância pode até não ser próxima dos animais, mas com certeza nos afasta do humano, do ser que pensa e usa da lógica... Estamos possuidos pela necessidade de poder e bens cada vez maior, não temos mais o controle racional sobre isso, viramos animais, mas animais com uma doença. Uma doença própria dos humanos, a ganância.

    ResponderExcluir
  3. joão, o sistema nos impõe certas regras e certas coisas que não concordamos.Como diz Pondé, não adianta nos fazermos de "bonzinhos" e nada fazer para melhorar o mundo. VC. pode fazer yoga, orar todos os dias meditar também, mas temos consciencia, que as pessoas que vencem ,(sem generalizar) até merecem. Lutam , trabalham, geram empregos , sustentam numa sociedade capitalista em pé e de repente temos inveja delas, porque não temos o mesmo sucesso! O sistema é globolizado, v, sabe, e dentro deles tem-se é que se virar É uma "Roda Viva " como diz "Chico Buarque" e dentro dessa roda temos que dar conta , que teremos que nos equilibrar!!! Esse é o outro foco da questão...

    ResponderExcluir
  4. Ahh não vem que nm temcom esse discurso liberalista! kkkk Não basta lutar e trabalhar em um mundo em que não se tem educação e saúde decente para todos! São poucos os que conseguem chegar em algum lugar, são poucos os que atingem algum grau de felicidade. Vivemos em um mundo injusto governado por egoistas que fazem rios de dinheiro às custas de pobres mortais com péssimas condições de vida. Se fosse só lutar, trabalhar... todo mundo era rico e bem sucedido. As oportunidades são escassas. É a era do monopólio.

    ResponderExcluir
  5. João "vem que tem". Tudo isso é verdade, não é retórica liberalista. Acontece que há pessoas, "que não querem nada com nada".Se vc. dá um tijolo, para fazer a sua casinha, não aceitam, querem outros e outros...É um problema de cultura e de educação, e quem promove a educação e a cultura somos nós próprios, primeiro para nós e depois para não dar, pq. "o que é dado não vale nada," só´vale o que é construido com a nossa força,e na crença daquilo que à nos propomos. Para isso temos que ter raça, acreditar, e vontade de lutar. O goveno e o Estado somos nós mesmos. Se não ficamos naquela de "É será que vai chover compadre pro o milho crescer" Não vamos pensar, "se não chover o que poderemos fazer para o milho crescer?!"

    ResponderExcluir
  6. Sim. cada um ter inciativa e buscar o q quer é uma coisa. Agora dizer q devemos aceitar o mundo como é e que é justo cada um ter q ir atrás do seu em uma realidade totalmente desigual em que uma minoria prospera as custas de uma maioria q sofre e q nunca alcançará o seu pq a minoria nm deixa é outra.

    ResponderExcluir
  7. João , muito pelo contrário a proposta é essa mesma, de cada qual lutar por um mundo melhor.Não acredito que uma minoria sofre, pq. uma maioria prospera.É muito fácil´por a culpa nos outros! Cada qual tem que levantar a "Bandeira" e ir atrás, sim de um mundo melhor!Mas não é pq. o outro prosperou que alguém está sofrendo.Não acredito ta´mbém que a maioria impeça de alguem se desenvolva e lute pelos seus ideais.Essa retórica não cola. É a velha história do milho e da chuva! Tem -se que elaborar os projetos e persistir em várias linhas.Abrir o leque e perceber o que mais se gosta de fazer.Alguns preferem esperar que algo aconteça, e não acontece!!

    ResponderExcluir
  8. É a minoria q prospera às custas da maioria que sofre. E a maioria é alienada pela minoria de forma a não se mexer para mudar o mundo! Não se tem oportunidades, não se tem consciência de como e porque o sistema é tão opressor. Quase inguém consegue uma boa formação e, por isso quase inguém consegue um bom emprego e subir na vida! Por mais que a pessoa tente e va atrás, o mundo é favo´rável apenas para aqueles que já estão por cima! São raras excessões que chegam a um lugar e excessões não devem ser base para pensamento nenhum! a maioria sofre e nm eh pq ela eh preguiçosa nem nada eh pq o mundo é injusto e todos estão cegos por essa mentalidade de "trabalhar é o caminho para uma vida melhor. faça o q a midia manda" que nos impede de se movimentar e quebrar cm o sistema!

    ResponderExcluir
  9. João não posso me abster de dar a minha opinião. Pelo amor de Deus, isso é radicalismo puro.Não pode vc. responsabilizar as pessoas bem sucediads, por sistemas que as favorecem e culpá-las pelo "massacre" de uma minoria, que por "N" motivos deixou de se interessar para alcançar uma vida mais completa. Esse discurs, já virou retorica´ ds "politicamente correto". Eu sou adepto de debravar a "Bandeira" e descobrir qual é a sua causa. Ninguém tem culpa do insucesso de ninguém. Oportunidades se encontra qdo se procura . Acredito até que o oposto seja real- "tudo o que é fácil e de mão beijada não leva ao sucesso". É claro , que precisa melhorar a educação e a saude; mas não precisa "aluno bater na professora e desrespeitar os mais velhos" Sempre existiu os mais pobres e os mais ricos. Vai muito também do conceito de pobreza; as vezes rico é mais pobre que o mendigo(isso já é filosofia) só para dizer que cada qual precisa apenas o suficente para ser feliz.

    ResponderExcluir
  10. João não é verdade; essa maioria que prospera dá emprego para a minoria, que um dia subirá na piramide. A sociedade não é estática ela é dinâmica e há migrações em todos os sentidos. É preciso considerar que a pessoas são diferentes em tudo:altura, peso. QI, aspirações,ideais, gostos... nessas diferenças residem as questões.Para alguns é tão bom morar lá no alto do morro(vide Imperador Adriano)deixa a mansão e vai festejar nas favelas(Não é éxceção)Eu não jogo na Loteria pq. tenho medo de ganhar. Essa história da "preguiça" é um direito do cidadão, ora se está bom para ele pq ele vai lutar.Em qualquer Sistema do mundo , o cidadão, tem que descobri qual é a "sua">. Não se trata dos grandes latfundiários que esravizam seus empregados, pode até ser nas grandes plantações de cana(dos usineiros) de soja, mas via de regra, se v. andar pela região de Campinas, até M. Gerais só tem peqenas agricultores, imensos laranjeais, cinturão verde, muitas chácaras , e lá as pessoas se instruem, vivem felizes e não querem morar em S.P.Os filhos vão as universidade do governo, trabalham na parte da manhã na lavoura, e não são "coitadinhos"e nem fazem o que os poderosos desejam. Isso sem considerar o resto do Br. Na Região de P. Prudente,é a de pequenos agricultores, foi a "Capital do Amendoim e do algodão.Hoje solo cansado ,pq. falta humus, região muito seca, quase na barranca do Rio Paraná, virou a "Capital da Pecuária" Fazenm até inseminação artificial para melhorar a raça bovina, com as "vacas Holandesas"cujo semen vem de avião. Essa vacas dão mais de 10-20 litros de leite por dia. Esse trabalho está distribido entre grandes e pequenos ruralistas.Pergnta se alguém os sufoca?Eles não se subordinam a nenhum poderoso que lhes diz o que tem a fazer.E também estudam e tem tudo o que as grandes cidades tem.Lá tem muita gente que é "preguiçosa" e daí , cada qual escolhe a vida que deseja! Não vai nenhum julgamento nisso.

    ResponderExcluir
  11. A sociedade hj é estática. A dinâmica é pura ilusão, mobilidade social é limitada. Como os miseráveis de países miseráveis não sobem na vida pq nm querem? E, magina, o Bill Gates, o Steve Jobs e outros caras assim não são responsáveis pelo insucesso de ngm! Eles só exploram os miseráveis mundo afora para multiplicar seus bilhões. O mundo está mto complicado, a globalização está desigualando mais e mais o mundo, impedindo qualquer mobilidade social. Os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres. Monopólios e monopólios se formam. Sem concorrência, não se tem criação de empregos ou qualidades decentes de trabalho.

    ResponderExcluir
  12. A pobreza no nivel que está não é nada aceitável. Eu diria q em nenhum npivel é, senão não teríamos a violência, o tráfico de drogas e tds os problemas que derivam da pobreza. Existem pobres felizes e ricos infelizes sim. Mas isso não é regra, todo mundo merece uma vida com um minimo de qualidade.

    ResponderExcluir
  13. João não vale. Qtos Gates tem no mundo? E qtos Pelé?e qtos lulas?"Uma andorinha não faz verão! E o resto das pessoas não são gentes? Elas também promovem a dinãmica da sociedade. Há até estudiosos desse assunto peocupados pq as pessoas fogem dos campos e procuram as favelas para serem massacrados. A sociedade sempre foi dinâmica, desde a Idade da Pedra, o dinamismo ´inerente a natureza das pessoas, fazem parte de seu instinto de sobrevivencia,.E digo mais : até algumas espécies de animaisOK?.

    ResponderExcluir
  14. Exatamente. são poucos gates no mundo e são eles que dominam. A grande massa de pessoas dominadas só quebrará a desigualdade e tirará os "Gates" do poder se agir conjunta, mas ela não o faz pois é manipulada pela midia e está presa à mentalidade do "ter" e do consumo.

    ResponderExcluir
  15. joão aí está
    o
    trabalho da transformação dos individuos através da educação. Infelizmente vivemos o século dos individualistas. Chegam até a propor que a Escola só serve para transmitir conhecimentos. Na verdade a escola é o grande vínculo. onde a cr. o jovem , o adulto se formam como cidadãos e aprendem a viver em grupos e desenvolver a sua cidadania. Toda a tecnologia é apenas instrumento que apoiam a educação, para transmitir conhecimentos e informações; Hoje a juventude não fala mais, ela só se comunica através de símbolos, isso é muto mal. O bem ou mal precisamos falar, gerar cnflitos para vencer o "tabu" que nos atravanca. Sem escola , com uma educação"olhando nos olhos" vamos fabricar um "monte de gente que não sabe nem até onde vão os seus direitos e deveres.Por que o jovem aprende Histporia n computador e não aprende na sala de aula? È porque ele não quer passar pela frustação de enfrentar os colegas e professor e nesse processo vai se tornando cada vez mais individualista e retrogrado´, incapaz de enfrentar uma situalção nova , quer diria de promover uma transformação , como vc. propõe.Concorda?

    ResponderExcluir
  16. Concordo. Educação é essencial e uma educação em que há o debatre, a discussão, a troca de ideias e pontos de vista. Em que valores são passados e uma consciencia critica é construida. Uma educação capaz de reveter o processo de idiotização do individuo que a mídia promove. E esse tipo de educação hj está ficando cada vez mais raro e exclusivo para poucos. Se existe em algum lugar no ensino básico hj, é nas escolas particulares, q só uma minuscula minoria tem acesso, e mesmo assim está cada vez mais rara, com o foco para o vestibular cada vz maior. As escolas consideradas boas têm virado as que botam os alunos no vestibular, o q está longe de educar.

    ResponderExcluir
  17. Querido João Victor
    Quer queira, quer não; e não pretendendo ser exibida, mas sendo – vou logo afirmando: “PUXOU A TIA” rrrsss. Estou encantada com suas produções e penso que deve pensar seriamente em ser filósofo porque, me parece, a sementinha está pronta. As pessoas precisam, e o mundo precisa de pessoas como você. Este é o melhor blog de jovem que já li e, é claro, fiquei muito orgulhosa. Grande beijo, continuarei te acompanhando.
    Tia arlette

    ResponderExcluir
  18. oooi tia!!
    Mto obrigado pelos elogios!! =] Eu dou o meu melhor aqui( a maioria das vezes rs)e sigo tentando refletir e expressar o q penso! Fico mto contente de saber q vc acha tudo isso dos meus textos!!! Obrigado pelo prestigio!! Beijos! Espero ver mais comentarios seus por aqui

    ResponderExcluir