terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

a guerra e o dinheiro

       No post anterior, falei do uso da mídia na alienação e manipulação das pessoas. Isso se dá, pois os grandes meios de comunicação estão nas mãos dos grandes empresários. Dessa forma, há uma parceria da indústria de bens de consumo com a indústria do entretenimento, que lucram gigantemente ao transformar a população em expectadores passivos que consomem e trabalham - alimentando o sistema. Não é nos deixado tempo ou dado espaço para refletir, o que nos mantém sob controle e fiéis ao modelo atual, já que não enxergamos as raízes dos problemas e a possibilidade de mudança do quadro atual. Consumimos acreditando em um mundo imutável. Mas, como já falei e refalei por aqui, isso não é verdade. Nada que nos é imposto é imutável, mas fruto de um processo que tornou o mundo como é hoje, podendo, assim, ser alterado. Juntos nós podemos muito, o povo injustiçado é a maioria. 
       Dentro da indústria de bens de consumo temos os mais diversos produtores das mais diversas mercadorias, entre os quais a indústria bélica. A indústria bélica foi no século XX e ainda é hoje uma das mais lucrativas, senão a mais lucrativa nos EUA e no mundo. Os fabricantes de arma têm um papel fundamental na movimentação de toda a economia mundial. Por isso, esse é um setor da indústria que todos os poderosos, assim como o governo norte-americano, querem preservado. Se as fábricas repentinamente fechassem, teríamos um súbito rombo na economia, uma quebra no sistema e uma redução muuuuito mais do que significativa nos lucros dos que hoje estão no topo da pirâmide, provavelmente levando a uma crise mundial. Logo, um mundo sem guerras seria um mundo muito menos lucrativo.
        Podemos concluir a partir desses fatos que a paz mundial não chegaria nem perto de alimentar a imensa ganância de grande parte dos grandes empresários. E, acreditem ou não, eles querem que sempre haja guerras. O próprio governo norte-americano, que alega guerrear em busca de um mundo mais civilizado, menos conflitante e totalmente pacifico, precisa da guerra para manter sua economia entusiasmada e entupida de capital rodando. Por isso se tem tanta guerra no mundo. Não é apenas porque o ser humano diverge nas mais diferentes questões, mas porque a guerra dá dinheiro. Os motivos para as guerras são, na maioria das vezes, desculpas para se continuar fazendo dinheiro. Os EUA estão sempre à procura de novos inimigos com quem guerrear. E percebam que as guerras atuais nunca são travadas em território estadunidense - deixando-os intactos. Com o fim da Guerra Fria, trocaram-se os comunistas pelos árabes. Uma vez dizimado o Oriente Médio, a grande potência mundial terá que achar novos adversários. 
        E essa lógica é o cúmulo da desumanidade hoje. A mídia vende a guerra como necessária para nós, enquanto na verdade na maioria das vezes é um pretexto para se continuar fabricando material bélico. Vidas e mais vidas são perdidas todos os dias para que a indústria bélica se mantenha ativa. É um absurdo sem tamanho! E só mostra como o mundo de hoje está inacreditavelmente horrível. A que ponto chegamos? Extrapolaram-se todos os limites do certo e errado, tudo por causa de pedaços de papel chamados de dinheiro. O homem chegou a um ponto em que a mentalidade materialista tomou conta além do imaginável, o impedindo de enxergar a cruel desumanidade de seus atos. A lógica capitalista prendeu a todos e a mídia que os poderosos usavam para cegar aos outros já cega a eles mesmos. Eles não conseguem mais viver sem todo esse lucro, sua mente não suporta parar de ganhar mais, mais e mais. Istoé, acabamos todos, até aqueles que incialmente tinham o controle, consumidos pelo sistema e pela mentalidade do "ter". A verdade é que estamos TODOS cegos, alimentando o mais vil, diabólico e sádico sistema que se pode imaginar. 
      Aqueles que enxergam precisam abrir os olhos dos outros. Precisamos lutar contra a corrente, ir na contra-mão da manipulação midiática e da mentalidade materialista. É hora de abrirmos os olhos para a loucura que é o mundo de hoje e usar as ferramentas que temos ao nosso dispor para reverter a situação. Pensar no humano, em uma realidade mais justa e, juntos, conquistarmos um novo mundo, quebrando com o atual. É uma tarefa mais do que árdua e até mesmo abstrata, mas se cada um fizer algo para tentar mudar - dar uma contribuição - podemos chegar longe. Pense, discuta, faça.

Um comentário:

  1. Muitos interessantes seus ultimos dois textos, relacionados a alienação dada pela midia como consequencia do interesse das grandes industrias, dentre elas a bélica, que alem de todos os interesses e prejuízos possíveis, entre eles está a morte de pessoas completamente inocentes. Na conclusão deste texto achei interessante a afirmação realista de que é dificil mudar essa realidade, lutar a favor do fim da industria belica, alienismo, poder midiatico, no entanto essa luta é longa e dura, ams temos que dar o primeiro passo e aos poucos, com a ajuda de cada um de nós, poderemos acabar com este mundo o qual vivemos e contruir um novo que nao haja estes males à humanidade.

    ResponderExcluir