sábado, 30 de janeiro de 2010

HQs subestimadas

    Hoje é dia do quadrinho nacional. Aproveito essa data pra falar um pouco da importância da HQ e de como essa arte é muito subestimada. O universo das histórias em quadrinho é muito amplo, nele já foram criadas os mais diversos tipos de histórias, com os mais variados personagens. Muita gente ve o gibi como coisa de criança, mas isso é um total equívoco. Existem desde as histórias para o público infantil, que acabam por ser a maioria e as de maior divulgação e publicação - principalmente no Brasil - até quadrinhos que abordam os temas mais sérios e adultos.
     As HQs podem ser educativas, críticas, políticas, de tramas complexas, sanguinárias ou controversas. Já foi desenhado e escrito todo tipo que se pode imaginar, ainda mais se pegarmos as histórias underground. Peguemos artistas como Robert Crumb e Art Spiegelman. Eles fazem um trabalho realmente artistico, de intensa profundidade, em que há um olhar critico e uma expressão expontânea do artista em sua obra. É um uso fora do convencional da HQ, e diria que uma das melhores formas de utilizá-la. Por outro lado, temos os mais tradicionais e divulgados, como os de super herói. As duas grandes empresas de quadrinho norte-americanas Marvel e DC dominam o mercado, e devido a sua tradição, tem uma imensa importância na cultura pop. Mantém até hoje gibis dos anos 40, como do Batman, Homem Aranha e Superman, personagens que se tornaram ícones pop, uma vez difundidos nas mais diversas mídias, e são mundialmente conhecidos até pelo cara mais leigo em HQ.E eles surgiram dos quadrinhos.
    Essas gigantes editoras, se adaptando ao mercado e à ampliação do público, foram obrigadas a sair do convencional e criaram selos  para a publicação de outros tipos de histórias, como o selo Vertigo, que publica títulos como Hellblazer John Constantine e Sandman. São histórias para adultos com personagens muitas vezes de moral  distorcida e sem o politicamente correto bem vence mal dos super heróis. Até mesmo as histórias de super heróis já perderam essa característica, se tornando cada vez mais complexas e menos bobas e infantis como de início. Heróis com crises existenciais e/ou que matam gente não faltam hoje.
    As histórias em quadrinhos são e já foram usadas para as mais diversas empreitadas, como representar um fato histórico, ilustrar uma época por exemplo. Revoluções e independências já foram colcadas nos quadros sequenciais!
   Bom, não faltam exemplos do uso da ferramenta HQ e eu poderia ficar o dia todo aqui citando mais e mais, mas acho que já mostrei bem o que quero dizer. A nona arte pode ser usada para milhares de fins, sua produção é barata e sua leitura muuuito longe de exaustiva. É um meio de comunicação importante e significativo que não deve ser desprezado. E hoje com a internet o acesso aos mais distintos materiais está cada vez mais fácil. Qual o seu interesse? Pesquise, pois pode ter uma HQ abrangendo exatamente o assunto que você curte! Um feliz dia da HQ nacional para todos.

3 comentários:

  1. João vc. tem razão, mas não está sozinho.Está semana morreu o gênio incentivador dos POP que aderiram as HQ. Seu nome J.D.Salinger. Foi o mito do sec XX e através de sua obra"O apanhador no campo de centeio" deu grande contribuição com seus personagens criados transformaram em icones do imaginário e da força de fantasia. Criou HOLden CAulfield e a família Glass.Foram para o cinema e cairam nas mãos dos Simpsons, pelos quais foram divulgados. Holden Caulfield foi lembrado pelo Pop haruki murakami em "Norwegian Wood", onde um personagem imita Holden.Nos anos 90 a Banda The CAULFIELDS pesta uma hmenagem a Salinger na figura de Holden.9 estórias de Salinger influenciaram John Updike entre elas "carpinteiros levantem bem alto a cumeeira"No " O apanhador no campo de centeio" Salinger cria a saga da Família Glass, cujos pesonagens encarnam o predileto do malucos e a Biblia dos jovens. Filosofia de Holden:- "as pessoas sempre batem palmas pelas coisas erradas"E por aí afora...

    ResponderExcluir
  2. Realmente os vários meios de comunicação e as várias obras de ficção (seja seriado, filme, livro, hq) só tem conversado mais e mais. E são trabalhos de grande influência e marcantes em sua genialidade como de salinger com a geração jovem pós-guerra que dão a partida para essa imensa movimentação em que a agregação de repertório exerce essa interligação e a vasta intertextualidade que temos hoje. e as HQs são tão importantes quanto qualquer outra midia nesse processo. Criando, dando e recebendo das midias restantes.

    ResponderExcluir
  3. João , a cultira dos HQS, criou um novo universo dentro da literatura; uma nova maneira de ver o mundo. Salinger nunca pensou que seus personagens do 'O APANHADOR DO CAMPO DE CENTEIO" Holden Caulfield , família Glass,fossem se tornar `idolos da Cultura POP(dos jovens)e caissem no gosto dos jovens para torná-los personagens dos desenhos interessados como Salinger de reformar o mundo.Os desenhos de Fitzgerald(acho que cartunista) retrata um Holden como um rebelde,expulso da escola,pq. encarnava a fantasia, a alienação e a inocência(saga da Família Glass) Ontem a Globo News deu uma ampla cobertura ao Salinger.e seu advento junto aos amantes das HQs com os personagens que ele criara..

    ResponderExcluir